domingo, 8 de março de 2015

Novosibirsk: a maior cidade da Sibéria

Olá, pessoal! Finalmente visitei a maior cidade da Sibéria, chamada Novosibirsk (Новосибирск, pronuncia-se "Novossibirsk"). Ela é também a terceira maior da Rússia, mesmo que tenha população de somente 1,5 milhão de pessoas.

Capela de São Nicolau
Novosibirsk fica a 265 km de Tomsk, a cidade onde eu moro no momento. Saímos cedo de manhã e chegamos lá ao meio dia. Disseram que a viagem teria 5 horas, mas na verdade durou um pouco mais de quatro apenas.

Em Novosibirsk pegamos um ônibus para ir ao centro e descobrimos que dava para andar. A rua principal da cidade, que se chama Krasny Prospekt (Красный проспект - Avenida Vermelha), começa logo depois da rodoviária. Nessa avenida fica a maioria das atrações de Novosibirsk. Passamos pela Catedral de Alexandre Nevsky (Собор Александра Невского) e também a Capela de São Nicolau (Часовня Святого Николая Чудотворца). A capela, localizada no canteiro central da Krasny Prospekt, é conhecida como um dos símbolos da cidade. Construída em 1914, ela marcava o centro geográfico do Império Russo. Por acaso, naqueles tempos Novosibirsk se chamava Novonikolayevsk, por conta do imperador Nikolay II. Infelizmente, hoje a capela ficou vizinha de prédios feios, como shopping centers, lojas etc. Num deles nós comemos, observando-a pela janela. Depois do almoço queríamos visitar a capela, mas estava tão cheia que nem deu para entrar.
Praça do Lenin com vista para o teatro
Continuamos andando e atravessamos a avenida pela passagem subterrânea que tem um monte de quiosques. É um bom lugar para comprar uma lembrança. Do outro lado da avenida fica o Teatro de Ópera e Balé de Novosibirsk (Новосибирский театр оперы и балета). Ele é o maior teatro de ópera na Rússia. O famoso teatro Bolshoi, em Moscou, caberia inteiro apenas dentro da cúpula dele. Construído em 1928, o teatro fica em frente à Praça do Lenin com imensos monumentos do líder e do povo progressista. As estátuas são tão impressionantes quanto o teatro em si. Minha esposa disse não se lembrar de ter visto uma estátua do camarada Lenin tão grande quanto viu lá (e ela já viu algumas pela Rússia).  Perto da praça fica estação de metrô Ploschad Lenina (Площадь Ленина).

Metrô de Novosibirsk
O metrô é uma grande atração de Novosibirsk. Ele é pequeno - tem apenas duas linhas com poucas estações - mas é bastante limpo, organizado e bonito. Os trens são do mesmo modelo dos que viajam em Moscou. As estações também são bonitas, como na capital. Na estação Retchnoy Vokzal (Речной Вокзал), por exemplo, nós encontramos vitrais com gravuras de cidades da Sibéria, como Tobolsk, Omsk, Surgut e outras. Depois dessa estação fomos até a próxima somente para atravessar a ponte sobre o rio Ob'. Ela é famosa por ser a maior ponte de metrô coberta no mundo. Ficamos decepcionados, porque a ponte é toda fechada. Então, não deu para ver nada de bonito. Mas depois descemos do trem e a observamos desde os bancos do rio.

Alguns dos trens do Museu dos Trens de Novosibirsk
Saindo do metrô e pegamos uma marshrutka ("perua") e fomos até o Museu do trem de Novosibirsk (Новосибирский музей железнодoрожной техники). Ele fica longe, já em um distrito um pouco afastado da cidade. Passamos por várias vilas e bosques. Depois de uns 40 minutos avistamos o museu da janela da "perua" e pedimos para descer. De fora já era possível ver muitos trens antigos. Entre outros, nesse museu encontramos: um modelo da primeira maria-fumaça feita na Rússia, a maria-fumaça mais potente da União Soviética, um trem para carregar tanques (com um tanque de guerra em cima, de verdade!) e trens para retirar a neve das ferrovias. Mas o trem que me impressionou mais foi aquele que levava os prisoneiros da Rússia europeia para a Sibéria. As pessoas que iam para os trabalhos forçados viajavam em condições bem apertadas! Seis pessoas dormiam em 2 ou 3 m quadrados em camas tão estreitas que não dava nem para se mexer. O trem dos prisoneiros é um dos poucos onde você pode entrar e ver toda a atmosfera dessas viagens.

Rio Ob' e a maior ponte de metrô coberta do mundo
Foi tudo o que conseguimos ver em um dia de viagem (passamos mais ou menos 8 horas na cidade). Das atrações que não visitamos em Novosibirsk, eu posso recomendar o Museu Geral da Região de Novosibirsk (Краеведческий музей Новосибирска). Infelizmente, nesse dia ele estava em obras. Esse museu fica ao lado da estação Ploschyad Lenina, em frente da prefeitura. Há também um monumento em homenagem ao rato de laboratório (cobaia), mas, se você quer vê-lo, informe-se como chegar nele antes de ir para a cidade, pois é algo difícil de encontrar. Andamos bastante e não conseguimos encontrar, infelizmente. No geral, a cidade parece interessante, mas eu gostei mais de Tomsk. Pelo menos para morar parece melhor.

Por enquanto é isso, pessoal! Se tiver qualquer dúvida, me perguntam nos comentários. Vou responder com prazer. Até a próxima.

1. Muito interessante. Acho que depois de ler seu blog posso ir com muito mais calma e tranquilidade. Parabens de novo e que voce possa conhecer cada vez mais lugares exoticos da grande Russia.

1. Olá Rita! Que bom que o blog que ajudou com algo. Se precisar perguntar alguma coisa mais específica que eu não tenha dito no post, fique a vontade para perguntar ok? Boa viagem e aproveite a Rússia!

2. Muito bom o seu blog Luciano. Dicas muito úteis de um país que, na minha opinião, não facilita em nada a vida do estrangeiro turista ou aspirante a residência no mesmo.

Também sou casado com uma russa, que é natural de Novosibirsk, e é a 3a vez que estou aqui. Comecei a me dedicar em estudar o Russo, visto que apesar de alguns entenderem o inglês, pouquíssimos falam. Quanto mais para cá dos Urais se vem, menos inglês, acredito eu.

Pela primeira vez vim no inverno, e que transição de +30 para -18 C. A cidade fica muito bonita, mas o frio é rigoroso demais. Vale destacar que nessa época eles fazem uma cidade de gelo (com estátuas e escorregadores), que é ponto de encontro nos finais de semana. Fica próximo a estação Retchnoy Vokzal (Речной Вокзал) seguindo em direção ao Museu do Trem.

Achei muito curioso também o post sobre o folclore russo. Parabéns!

Abraço,

Gianfranco Morbini

1. Olá Gianfranco!

Primeiramente, obrigado pelas palavras. Muito legal que você também está aqui na Sibéria. Imagino o choque que você tomou saindo de 30 para -18. Como cheguei no fim do verão, não tive grandes problemas. E agora até já me acostumei com o frio daqui. Até fico com saudades no verao.

Sim, para poder ficar por aqui é complicado mesmo. As coisas são enroladas e burocráticas. Ainda hoje tenho alguns problemas aqui, mesmo já estando há quase dois anos.

Pois é, até já desisti de tentar falar inglês com as pessoas aqui porque não é fácil encontrar alguémq ue fale. Acho que só meus colegas de trabalho mesmo. Por isso estou tentando o possível para aprender russo e até que já estou me virando bem.

Se um dia vier para Tomsk não deixe de nos avisar aqui. Podemos mostrar coisas interessantes de cidade (mesmo que não haja tantas assim).

Abraço para ti!

3. Obrigado pelas informações.
    Irei pra Novosibirsk em 01/08/2016 e seu post me ajudou a "conhecer" um pouco mais sobre a cidade.
    Ficarei na Sibéria por 2 meses e é sempre conhecer outros brasileiros.
    Abs

1. Olá Bruno.
      Que bom que a postagem te ajudou.
      Legal que vai ficar por esse tempo na Sibéria. Tenho certeza que vai gostar daqui.
      Abraço!

4. Como faço pra morar na Russia? especificamente em Novosibirsk?? posso me sustentar la, só queria saber se tem alguma burocracia e saber as diferencia mais impactantes que vou encontrar, como leis e etc. obg

1. Leia: http://brasileironarussia.blogspot.ru/2016/01/como-faco-para-viver-na-russia-do-que.html?m=1

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.